Carnaval em Lagoa dos Gatos reaviva a história sobre a origem do município

gatinhoFaz 15 anos que o principal polo de animação do Carnaval de Lagoa dos Gatos, no Agreste pernambucano, é montado à beira do pequeno lago que deu nome ao lugar. Inicialmente, a decisão de colocar lá a estrutura ocorreu por se tratar de um ponto turístico, mas a permanência há tantos anos vai muito além de uma boa localização.

Professor de História e secretário de Cultura e Turismo do município, Adeilson Soares relata que “há anos o carnaval era de rua, não existia um local onde as pessoas pudessem se encontrar para brincar e dançar. Foi aí que surgiu o polo. E, atualmente, percebemos que a escolha foi a mais acertada. Além do ponto ser agradável, possibilita que a história da origem do município seja reavivada”.

O palco denominado “Lagoa Maracajá” recebe várias bandas durante o período carnavalesco e atrai os foliões, mas é a estátua de um gato no meio da lagoa quem rouba o cenário, aguça a curiosidade dos turistas e resgata a memória dos lagoagatenses. “É muito interessante ver a reação das pessoas quando chegam aqui e veem o gato. Muitos dizem: ‘Um gato? Por que um gato? Gato não gosta de água’. A partir daí, começam a perguntar e isso é muito legal”, comemora o secretário.

lagoaPara os curiosos, Soares adianta a história. “Nas disputas dos Quilombos dos Palmares, em União dos Palmares, em 1700, o local era rota dos portugueses. Era tudo mata atlântica. Quando eles passavam, viam os gatos maracajás bebendo água e matavam eles para tirar a pele. E muitos marcavam de se encontrar ‘na lagoa do gato’. Então, desde este período, ela ficou conhecida. A partir de 1800, o local se transformou em vila e, quando foi emancipada, em 1828, foi chamada de Frei Caneca. A população requisitou ao governo do estado e, dois anos depois, o lugar foi reconhecido como Lagoa dos Gatos”, explica.

Aqueles que passarem pela cidade poderão conhecer um pouco mais destes fatos importantes. “Recentemente foi criado um espaço cultural no Centro. Os visitantes encontram no local móveis e fotografias. Com certeza, quem ver o gato na lagoa e depois for ao museu sairá conhecendo a história da cidade. Isso é muito bom e interessante, pois resgata a cultura e a dignidade de um povo. A história faz isso”.

Tranquilidade versus agitação
A lagoa não é somente para o resgate histórico ou contemplação. Há quem diga que o gato, de tanto observar as pessoas, acaba as atraindo para a água. Lenda ou não, o fato é que o banho é uma saída para amenizar as altas temperaturas. E, para os brincantes do carnaval, esta é mais uma atração. A secretária Georgia Neuma veio pela sexta vez de Catende, na Mata Sul. “É muito bom, é animado. Acho o máximo o povo aproveitando e curtindo sem medo”, disse.

Lagoa dos Gatos é considerado um lugar tranquilo e pacato, tem aproximadamente 16.131 habitantes, mas ganha a movimentação de cidade grande durante a Folia de Momo. O secretário Adeilson Soares informou que, em 2014, a Polícia Militar contabilizou 80 mil pessoas na folia do município, cerca de cinco vezes a quantidade de moradores.

Carnaval em Lagoa dos Gatos (Foto: Cecília Morais/G1)Lúcia Silva ganha renda extra com movimentação
de turistas na cidade

O administrador de empresas Ranilson Cavalcante mora ao lado da lagoa e disse que já se acostumou com o barulho. “Pra mim, não tem problema, durmo que é uma beleza. Além disso, aproveito o período para comercializar aqui em casa”, conta. Já Lúcia Silva é dona de um restaurante próximo e confirma que dá para conseguir uma renda extra. “Neste período, sempre tenho mais clientes. É muito bom, tem hora que o restaurante fica lotado”.

Carnaval do Mateu
Neste ano, a programação começou no sábado (14) e seguirá até esta terça-feira (17). No Polo Lagoa Maracajá, no último dia, vão se apresentar as bandas Megga Star, Vumbora e Nairê. Os shows começam às 17h. De acordo com a PM, há aproximadamente 100 policiais por dia para manter a segurança. A festa possui ainda o auxílio do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Como toda folia tradicional no interior, o evento agrega mais um polo, no Centro, e também dez blocos, aproximadamente. Entre eles, destacam-se o da Birita, que costuma arrastar mais de cinco mil pessoas, o dos Demônios, que completa 25 anos nesta edição e é inspirado nas Virgens de Olinda, e o Bloco do Mateu, que tem versão feminina e masculina.

GALERIA: Confira imagens do Carnaval do Mateu em Lagoa dos Gatos

Por conta deste último, o período recebe o título de “Carnaval do Mateu”. O personagem é histórico e, segundo Adeilson Soares, é o precursor do papangu de Bezerros e do careta de Triunfo. “São pessoas que usam máscaras feitas de tecido para cobrir os rostos e saem às ruas pedindo dinheiro. Eles fazem a alegria do público adulto. Já os pequenos não sentem a mesma sensação porque muitos têm medo”.

Carnaval em Lagoa dos Gatos (Foto: Cecília Morais/G1)
Por G1

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

Prefeitura de Toritama inaugura pavimentação da Rua Monteiro Lobato no Areal

×