Falta de educação no Trânsito é um dos maiores causadores de Acidentes.

educatransitoO Cidadão mal educado no trânsito, estaciona em cima da calçada, a frente de garagens, em locais proibidos, não dá a vez para o pedestre. Além de ultrapassar a velocidade permitida em via pública. A má educação do motorista ainda gera atitudes como dirigir bêbado, em velocidade extrema sem respeitar a sinalização, ultrapassar em curvas, em locais onde a sinalização não permite e pelo acostamento.

Em casos absurdos pais carregam seus filhos menores sem cinto de segurança ou fora da cadeirinha, sem capacete, e com número de passageiros além do permitido. Entre outras e inúmeras falta de respeito que os motoristas e motociclistas praticam, apenas mostrando a falta de educação que insistem em violar a lei feita para própria segurança e defesa de suas vidas.

O resultado dos maus educados é simplesmente acidentes violentos, perca de vidas, e tristeza para os familiares.

Normalmente as pessoas perguntam quem é o culpado, onde a pergunta correta é quem poderia ter evitado o acidente.Uma das maiores causas dos acidentes chama-se condutor de veículo. Estatisticamente, 75% dos acidentes foram causados por falta de educação, “UM ABSURDO”.

Entre as diversas causas podemos citar:

  • imprudência dos condutores;
  • excesso de velocidade;
  • desrespeito à sinalização;
  • ingestão de bebidas alcoólicas;
  • ultrapassagens indevidas;
  • falta de atenção;
  • falta de manutenção adequada dos veículos;
  • distração interna do condutor (rádio, passageiro, celular, objetos soltos no interior do veículo);
  • técnica inadequada ao dirigir veículo (não observar o retrovisor externo e esquerdo, por exemplo);
  • avaliação errada de distância e velocidade de um outro veículo, tanto no mesmo sentido (andar na “cola”) como em sentido contrário;
  • falta de cortesia no trânsito;
  • não obediência das normas de circulação e conduta (tanto para condutores como para pedestres);
  • sensação de onipotência advinda do comportamento inadequado ao dirigir;
  • travessia em locais perigosos e fora da faixa ou semáforo.
  • sonolência, falta de descanso, drogas (remédios, psicotropicos, tranquilizantes, etc)

A educação é o instrumento capaz de formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar a vida e o trânsito. Educar para o trânsito não se limita apenas a ensinar regras de circulação, mas também deve contribuir para formar cidadãos responsáveis, autônomos e comprometidos com a preservação da vida. Diante do quadro de violência que vem se apresentando no trânsito e também em outras esferas sociais, torna-se necessário o envolvimento de toda a sociedade nessa tarefa de educar, na qual a família e a escola são a base formadora e não podem se eximir de tal responsabilidade.

As vezes interpretamos que existe uma indústria de multas, pode-se até pensar que existem multas mau aplicadas por falta de conhecimento do agente de trânsito, mas que são recorríveis. Porém para frear a falta de educação faz-se necessário a aplicação rígida de multas para que o cidadão mau educado se torne educado. E mesmo assim a porcentagem de má educação é elevadíssima provocando sérios acidentes.

transito1-300x215Na cidade de Itajaí em Santa Catarina, se o motorista estacionar na calçada o pedestre que passar no momento é o primeiro a ligar para a polícia para que seja tomada providências punitivas em relação ao motorista mal educado. E estamos falando de Brasil parece inacreditável mas é assim que acontece. O pedestre utiliza a faixa para atravessar, Ou seja, a educação tem que ser aplicada não só pelo motorista mas também pelo pedestre. Porém se não existe a faixa por falta de responsabilidade das autoridades competentes em não sinaliza-las o pedestre terá sempre a vez. É uma questão de educação não de força.

É possível sim, eliminar os acidentes de trânsitos, desde que todos cumpram sua obrigação, ao revisar seus veículos antes de sair ou viajar, ao obedecer os sinais de trânsito, ao respeitar o pedestre o lado mais fraco e enfim respeitar a própria vida.

A Educação transforma o mundo, basta apenas querer transformar. Não depende de uma pessoa e sim de todos para que o funcionamento do trânsito seja melhor. Portanto respeite o próximo e a você mesmo.

Por Rádio Toritama

 

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

Prefeitura de Toritama inaugura pavimentação da Rua Monteiro Lobato no Areal

×