Inadimplência do consumidor no Brasil sobe 4,2% em março ante fevereiro

cartaoA inadimplência do consumidor no Brasil cresceu 4,2% em março ante fevereiro, ainda influenciada pelo acúmulo de contas do primeiro trimestre – IPVA, IPTU, material escolar, despesas com as férias e outros mais – mostraram dados da Serasa Experian nesta quinta-feira.

Porém, na comparação com março de 2013, o índice apresentou queda de 1,8%, sendo a décima queda interanual consecutiva, informou a Serasa. No acumulado do primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado, a inadimplência do consumidor brasileiro caiu 2,7%.

De acordo com economistas da Serasa Experian, além do acúmulo das tradicionais contas do primeiro trimestre, às altas da inflação e dos juros “dificultaram o ambiente para o consumidor honrar suas dívidas em março, ocasionando a elevação da inadimplência”.

No detalhamento por tipo endividamento, as dívidas com bancos e os cheques sem fundo foram os principais responsáveis pela alta na inadimplência em março, subindo 3,6% e 14,2%, respectivamente.

As dívidas não bancárias – cartões de crédito, financeiras, lojas e prestadores de serviços – cresceram 1,9% ante fevereiro. Porém, um dado positivo esteve na queda do valor médio da inadimplência não bancária: de 6,2%. No primeiro trimestre de 2014, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As dívidas com os bancos e os títulos protestados também registraram declínio de 6,4% e 0,5%.

Por DP

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

Prefeitura de Toritama inaugura pavimentação da Rua Monteiro Lobato no Areal

Mercado reduz novamente previsão de inflação para 2024

×