imagem

Manifestantes criticam reforma da Previdência em protesto no Centro do Recife

Trabalhadores e representantes de centrais sindicais protestaram contra a reforma da Previdência na área central do Recife, nesta terça-feira (5). Com faixas e cartazes e entoando músicas para demonstrar contrariedade ao governo do presidente Michel Temer (PMDB), o grupo criticou as medidas que modificam as regras para aposentadoria. A concentração teve início às 15h na Praça do Derby e, por volta das 17h30, o grupo saiu em caminhada em direção ao bairro da Boa Vista, acompanhado de um trio elétrico.

O ato contou com a presença da Polícia Militar (PM), que não divulga estimativa de público em manifestações. Agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também acompanharam o protesto. Segundo a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), uma das entidades organizadoras do ato, cerca de duas mil pessoas participaram da manifestação. A chegada dos manifestantes à Avenida Conde da Boa Vista interditou o tráfego no sentido cidade da via.

De acordo com o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o protesto tem o objetivo de criticar as propostas trabalhistas do governo federal. “São regras que vão prejudicar, principalmente, os que trabalham muito e ganham pouco. Nosso recado aqui é de resistência e de luta contra essas medidas”, afirma.
Para Veras, o fato de a votação da reforma da Previdência na Câmara dos Deputados ter sido adiada é um reflexo das mobilizações sociais ao longo de 2017. “Isso é resultado das greves gerais de 28 de abril, de 30 de junho e dos outros movimentos que fizemos. Quanto mais a votação for adiada, mais fortes nós ficamos. Estamos de olho nos deputados favoráveis a essa reforma e vamos fazer questão de apontar os que estão de acordo com essa reforma criminosa”, alega.

Presente na manifestação, o aposentado Cícero Benício, 63 anos, criticou o poder público através do cartaz que fez para o ato. Ele acredita que é preciso repensar as propostas para os trabalhadores. “Mesmo aposentado, eu vim porque estou preocupado com o futuro dos meus netos. Não podemos dar brecha para esse governo fazer o que quer”, ressalta.

Às 18h45, os manifestantes chegaram ao cruzamento entre a Avenida Conde da Boa Vista com a Rua da Aurora, no Centro do Recife. O ato foi encerrado no local.

Por Marina Meireles, G1 PE

Este QR-Code permite acessar o artigo pelo celular. QR Code for Manifestantes criticam reforma da Previdência em protesto no Centro do Recife

Deixe o seu comentário

*