Penitenciária de Caruaru transfere 100 presos e inicia reforma

presidio22Dois dias após a rebelião que deixou seis mortos, 11 feridos e um rastro de destruição na Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, um novo tumulto terminou com 19 feridos ontem de manhã. Diante do quadro, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos decidiu transferir 100 detentos para outras unidades, por questões de segurança. A mudança está prevista para a madrugada e a manhã de hoje.

Ontem, o Batalhão de Choque da Polícia Militar precisou ser acionado e pelo menos 50 policiais foram necessários para conter a nova rebelião. Nove feridos foram transferidos para o Hospital Regional do Agreste e os outros dez atendidos na própria unidade carcerária. A Secretaria de Ressocialização informou que dois presidiários passariam por cirurgia e os demais não têm previsão de alta. Um boletim da Secretaria de Saúde com o estado dos detentos deve ser divulgado hoje.

A lista dos nomes dos seis mortos na rebelião de sábado passado seria divulgada ontem, segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, mas só quatro foram identificados pelo Instituto de Medicina Legal de Caruaru. Outros dois foram carbonizados e os corpos estão sendo no Recife.
Pedro Eurico afirmou que o monitoramento nas outras unidades prisionais do estado, para evitar efeito cascata, permanece normal. Segundo ele, a pasta está identificando os responsáveis pela rebelião em Caruaru e instaurando inquéritos para que os culpados respondam pelos crimes de lesão corporal, homicídio e dano ao patrimônio público. “O estado não vai conviver nem admitir milícias dentro de cadeias querendo impor situações de violência. Temos a absoluta certeza de que as medidas tomadas estão corretas”, enfatizou.

Por meio da assessoria, a Secretaria de Ressocialização afirmou que só pode divulgar os seis nomes quando os corpos carbonizados forem reconhecidos e a pasta entrar em contato com as famílias.

Segundo o órgão, equipes de engenharia do Sistema Penitenciário fazem no Plácido de Souza um levantamento das intervenções necessárias para recuperar as áreas danificadas. Um mutirão de limpeza começou ontem. Alguns espaços estão sendo adequados para servir de alojamento para os reeducandos. Uma reforma da unidade também deve começar hoje.

Por DP

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×