Representantes do Polo de Confecções do Agreste pedem reforço na segurança

reuRepresentantes das cidades de Caruaru, Toritama e Santa Cruz do Capibaribe, que fazem parte do Polo de Confecções do Agreste, participaram de reunião com o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Ângelo Fernandes Gioia, nessa terça-feira (1º). A pauta do encontro foi o aumento da segurança nas principais cidades do polo de confecções, especialmente para as feiras de fim de ano, quando cerca de 3 milhões de compradores devem passar pela região. De acordo com a administração do Moda Center Santa Cruz, o secretário garantiu que reforçará a segurança na área, com o aumento do efetivo nas cidades e no número de veículos para realização de rondas no entorno das feiras do polo. Gioia também afirmou que definirá objetivos de curto e médio prazo e adotará medidas eficientes no combate e na prevenção de crimes.

gioia
Secretário de Defesa Social, Ângelo Fernandes Gioia, garantiu reforço na segurança

No dia 24 de outubro, cerca de sete homens armados explodiram os caixas eletrônicos do Moda Center e chegaram a fazer reféns, Na fuga, arrombaram o portão de emergência do centro de compras. Ninguém ficou ferido. “Esperamos que a segurança nos acessos seja realmente reforçada já nas próximas feiras, para que os clientes possam ter mais tranquilidade para vir comprar nossos produtos e, consequentemente, movimentar a economia da região”, disse o síndico do Moda Center, Allan Carneiro. Para o diretor da Acic Pedro Miranda, é necessário integrar a segurança pública às prefeituras e às entidades privadas para a implantação de ações conjuntas. “Necessitamos de um plano de ação para tratar da questão da segurança no Polo de Confecções de forma permanente. O comprador viaja mais de 500 quilômetros em segurança e é assaltado aqui”, lamenta.

No encontro, os representantes das cidades cobraram mais rapidez e efetividade no reforço da segurança das cidades e nos acessos aos municípios. Entre as necessidades emergenciais estão o reforço com equipes itinerantes de delegados, escrivães e agentes; disponibilização de helicóptero da SDS para reforçar a segurança nos dias de feiras; a interiorização de delegacias especializadas, como a de roubos e furtos; instalação de batalhão de ações especiais nas áreas de inteligência e combate a crimes; maior presença do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv) nas estradas; incremento do número de policiais; motocicletas da Rocam para Toritama e Santa Cruz; equipamentos diversos para as polícias, entre outros.

É importante esse encontro, pois precisamos ouvir as demandas para construirmos pontes para chagarmos aos problemas e resolvê-los. Precisamos sempre ouvir quem está na ponta e ter relatos fiéis dos problemas existentes, para com isso sinalizarmos com trabalho. Durante o período de alta temporada, a região terá mais policiais fazendo rondas ostensivas e bloqueios em pontos estratégicos”, disse o secretário Ângelo Fernandes Gioia, durante o encontro.

Além do secretário, estiveram presentes na reunião o comandante geral da Polícia Militar de Pernambuco, coronel Carlos Alberto D’Albuquerque; o chefe da Polícia Civil, Antônio Barros; o diretor da Associação Comercial e Empresarial de Caruaru (Acic) Pedro Miranda; o presidente da Associação de Sulanqueiros de Caruaru, Pedro Moura; o prefeito eleito de Toritama, Edilson Tavares; o presidente do Parque das Feiras de Toritama, Prudêncio Gomes; o presidente da CDL Santa Cruz, Valdir Oliveira; o síndico do Moda Center, Allan Carneiro; o presidente da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP), José Gomes Filho, entre outros.

Por NE10

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×