Robôs vão atuar como assistentes de enfermagem para combater Ebola

eboroboXenex, Aero e Mutt parecem simples máquinas, mas não. Eles são robôs como o Atlas, que tem aparência e movimentos de um ser humano.

Todos estão sendo preparados para uma importante missão: ajudar no combate a grandes epidemias. A primeira delas é o Ebola, que tem mais de 22 mil casos confirmados e já causou quase 9 mil mortes no último ano, principalmente na África.

A doença é uma das mais mortais que existem. A contaminação se dá pelo contato direto com o sangue, secreções e fluídos corporais como saliva, suor, urina e fezes de pessoas e animais infectados. E mesmo com a proteção de roupas especiais, profissionais de saúde frequentemente são infectados quando tratam pessoas com o vírus.

Com o esquadrão que vem sendo desenvolvido no Instituto Politécnico de Worcester, este tipo de contágio está com os dias contados.

A construção de robôs assistentes de enfermagem levaria muitos anos e o governo americano tem pressa. Por isso, pediu para pesquisadores de várias universidades do país adaptarem robôs já existentes para atuarem na luta contra o Ebola.

E o Baxter é um deles. Ele foi criado para trabalhar em fábricas. Tem habilidade nas mãos. Pode, por exemplo, dobrar com perfeição uma camiseta.

No centro de robótica, ele está sendo adaptado para retirar a roupa de proteção dos médicos. Um momento muito perigoso para a contaminação.

“O robô poderia segurar a vestimenta por trás e você faria um movimento para sair da roupa. Sem ter que mover suas mãos ou tocar o seu rosto e se infectar”, explica o professor de engenharia da computação Dmitry Berenson.

As câmeras são os olhos do robô Aero. “Criamos um espaço para ele armazenar substâncias que possam matar o vírus. Com vaporizadores nos braços, ele vai desinfetar os ambientes”, conta o professor de engenharia da computação Taskin Padir.

Exatamente o que o robô Xenex faz, mas de maneira diferente. O robô exibe uma luz 25 mil vezes mais intensa do que a luz do Sol. Capaz de desinfetar um quarto inteiro com tudo que estiver dentro em poucos minutos. Ele já é usado em 250 hospitais americanos, e também deve se juntar a missão de combate ao Ebola.

Por G1

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

Prefeitura de Toritama inaugura pavimentação da Rua Monteiro Lobato no Areal

×