Sistema Jucazinho volta a abastecer 12 municípios do Agreste

O Sistema Jucazinho voltou a distribuir água para os 12 municípios do Agreste de Pernambuco beneficiados pela rede, nesta sexta-feira. O fornecimento foi suspenso no último dia 27 para a implantação de um sistema emergencial capaz de utilizar o volume morto do reservatório. As áreas seguirão o calendário de distribuição de dois dias com água, para cada 28 dias sem.
jucazinhoUma bomba foi instalada no local, após o volume descer tanto que o sistema convencional por gravidade não era suficiente. A expectativa da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) é de que a bomba utilize todo o volume morte, prolongando a vida útil da barragem por mais quatro meses.
Os municípios e localidades atendidos pelo Sistema Jucazinho são: Cumaru, Passira, Riacho das Almas, Santa Cruz do Capibaribe, Surubim, Toritama, Vertentes, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Salgadinho, Casinhas, Frei Miguelinho e Ameixas.
A obra faz parte das ações da Compesa para amenizar os efeitos da estiagem, a mais grave dos últimos 50 anos. O Sistema Jucazinho tem capacidade para 327 milhões de metros cúbicos de água. Entretanto, desde maio de 2011, não tem conseguido juntar água de forma significativa por causa a escassez de chuva.
Por DP

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

Prefeitura de Toritama inaugura pavimentação da Rua Monteiro Lobato no Areal

×