Talentos desconhecidos ganham espaço no cinema pernambucano

filme1Ficção e realidade se fundem no cinema pernambucano. Talentos desconhecidos, que nunca se imaginaram atores, ganham papel de destaque no audiovisual do estado. Com isso, as produções incorporam um tom documental a partir de uma interpretação mais realista e desprendida de vícios. Dos filmes lançados neste ano, Brasil S/A, de Marcelo Pedroso, Ventos de agosto, de Gabriel Mascaro, História natural, de Júlio Cavani, e Sem coração, de Nara Normande e Tião, são protagonizados por profissionais sem formação dramatúrgica ou que se transformaram em atores durante o processo.

Gabriel Mascaro já tinha experimentado o desafio no longa híbrido Avenida Brasília Formosa (2010). “Não é necessariamente uma preferência. A premissa de cada trabalho pede seu método e seu processo. Num outro filme (Valeu boi, nome provisório), que já estou editando, tem no elenco o global Juliano Cazarré. Ou seja, não tenho um manual para seguir, mas sempre o mesmo desejo em arriscar novas experiências”, explica.

O cineasta afirma que, em Ventos de agosto, fez uma pesquisa de elenco com pescadores de uma vila em Alagoas. Optou pelo artesão Geová Manoel dos Santos. “É único trabalhar com quem nunca atuou na vida e ali empresta todo seu frescor a partir de uma atuação mais empírica, frouxa e espontânea”, analisa.

filme2Alguns atuam com diálogos. Outros emprestam a vivência física aos trabalhos. Algo que influencia diretamente na construção do personagem. “Fazer um texto vibrar com naturalidade não é uma coisa simples. Talvez atores profissionais tenham mais facilidade, mas às vezes a experiência também pode gerar automatismos. Por outro lado, o frescor de um ator sem experiência só poderá fazer um texto pulsar através de uma compreensão profunda do que está sendo dito”, avalia o coreógrafo e preparador de elenco João Lima, que conduziu o ator Edilson Silva,em Brasil S/A.

Assim como em História natural, o personagem vivido por Edilson não tem falas. Ele vive um cortador de cana de mesmo nome. “Com Edilson, buscamos, através de ações específicas, dar uma presença física intensa, um testemunho. Edilson reúne características especiais: grande concentração, compreensão e engajamento; vigor físico e constante busca por aprimoramento”, conta o preparador.

Por DP

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×