TRE registra mais de três mil denúncias de propaganda eleitoral irregular

justica_eleitoralApenas neste mês de agosto, o Tribunal Regional Eleitoral já recebeu 1.316 reclamações de eleitores sobre propaganda eleitoral irregular. Os dados são do E-denúncia, o sistema do Tribunal que recebe as queixas.

Desde janeiro, já foram registradas 3.158 ocorrências em todo o estado. Das irregularidades denunciadas, 1. 870 referem-se à propaganda irregular em vias públicas – com faixas, cartazes e panfletos – 659 na internet, 538 por telefone, 72 na TV e 18 no rádio.

O município do Rio é o campeão de denúncias, com 2.054 queixas, seguido de Duque de Caxias, com 142 registros, e São Gonçalo, com 114 reclamações.

Para denunciar, os eleitores devem acessar o site do TRE e registrarem a reclamação no formulário do sistema e-denúncia, com informações sobre o endereço da ocorrência, o nome e partido do candidato infrator.

propaganda_irregularÉ possível também anexar imagens e fazer a descrição da denúncia. As queixas podem ser feitas também pelo disque denúncia no número 2253-1177. O sigilo é garantido.

Segundo o TRE, as denúncias são submetidas ao juiz eleitoral responsável pela fiscalização e, após analisar cada reclamação, o magistrado pode determinar medidas para esclarecer os fatos ou encaminhar o caso ao Ministério Público Eleitoral, que é responsável por entrar com a ação.

Por Agência Brasil

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×