Urnas eletrônicas e sistemas eleitorais são testados pelo TRE-PE

urnasComeçaram nesta segunda-feira (21), na sede do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), na área central do Recife, os primeiros testes nas urnas eletrônicos que serão utilizadas no pleito de outubro. Representantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de dez estados do Norte e do Nordeste estiveram no encontro.

O teste de integração regional está sendo feito em três capitais ao mesmo tempo: Recife, Manaus e Vitória. Até o fim da semana, equipes da área de Tecnologia da Informação coordenadas pelo TSE vão analisar a segurança dos equipamentos e dos sistemas. O objetivo é deixar tudo pronto e checado para a votação no dia 5 de outubro e, onde houver segundo turno, também no dia 26 do mesmo mês.

“Pernambuco sedia esse teste de campo representando toda a Região Nordeste, menos a Bahia”, explica o diretor geral do TRE-PE, Robson Rodrigues. Para a realização dos testes, o TSE montou uma infraestrutura com 70 urnas eletrônicas e mais de 30 computadores equipados com sistemas eleitorais. As correções e ajustes necessários são feitos à medida em que os testes se desenvolvem, de modo que todas as etapas de um pleito são simuladas e a integração entre as diversas plataformas passa por verificações.

Procedimentos como a preparação das urnas, votação, contabilização dos votos e transmissão dos resultados serão checados um a um. “Qualquer problema detectado, automaticamente ele vai sendo organizado nos sistemas e transmitido ao TSE”, esclarece Rodrigues. “Após tudo isso, é provável que no início de setembro os sistemas já estejam consolidados e entregues pelo TSE”, conclui.

Neste ano, haverá eleições para deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. O pleito acontece nos dia 5 e 26 de outubro, sendo esta última data reservada exclusivamente para um virtual segundo turno. Em Pernambuco, serão instaladas 22 mil urnas.

Por G1

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

Prefeitura de Toritama inaugura pavimentação da Rua Monteiro Lobato no Areal

Mercado reduz novamente previsão de inflação para 2024

×