Terminal do Paraná é vendido para operadora chinesa por R$ 2,9 bilhões

A operadora chinesa de terminais de contêineres CMPort (China Merchants Port) anunciou a compra, por R$ 2,9 bilhões, de 90% da TCP, que opera o terminal de Paranaguá (PR), um dos maiores da América do Sul.

A transação é o primeiro investimento da CMPort na América Latina e abrange também a subsidiária TCP Log, que presta serviços logísticos como armazenagem e carregamento.

O acordo prevê a compra de 50% das ações que pertencem à Advent International e de 40% da parte que pertence aos acionistas fundadores da TCP.

A operação, que foi anunciada neste domingo (3) deve ser concluída até o fim deste ano, sendo necessário passar pelas etapas de aprovação regulatória, incluindo o parecer do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

TERMINAL

A TCP opera um dos maiores terminais de contêineres do país em regime de concessão no porto de Paranaguá. Sua capacidade anual é de 1,5 milhão de TEUs -cada TEU equivale a um contêiner de 20 pés-, e há um projeto de expansão para atingir capacidade anual de 2,4 milhões de TEUs até o fim de 2019.

Atualmente, a TCP movimenta cerca de 10% dos contêineres no Brasil. Segundo a companhia, a CMPort registrou movimentação total de mais de 95 milhões de TEUs em 2016. Ela tem terminais em países de Ásia e Europa, além de EUA, Nigéria e Turquia.

Anvisa volta a interditar pasta dental da Colgate

Um ano após as cheias no RS: do caos à lenta reconstrução

Lula cogita “medidas drásticas” para conter alta dos alimentos

×