Acidente com Teori Zavascki: o que se sabe e o que falta saber

O ministro Teori Zavascki e mais quatro pessoas morreram na queda de um avião no litoral do Rio de Janeiro, na tarde desta quinta-feira (19). O Ministério Público, a Polícia Federal e um órgão de investigação da Aeronáutica apuram as causas do acidente.

A Infraero informou que a aeronave prefixo PR-SOM, modelo Hawker Beechcraft King Air C90, decolou às 13h01 do Campo de Marte, na capital paulista. O avião é de pequeno porte e tem capacidade para oito pessoas. A queda ocorreu por volta das 13h45, quando o bimotor estava a 2 km de distância da pista do aeroporto da cidade fluminense.

Veja perguntas e respostas sobre o acidente:

Quem são as vítimas?

– Teori Zavascki, ministro do Supremo Tribunal Federal
– Carlos Alberto Fernandes Filgueiras, empresário
– Osmar Rodrigues, piloto do avião
– Maira Lidiane Panas Helatczuk, massoterapeuta de Filgueiras
– Maria Ilda Panas, mãe de Maira

As identidades das duas mulheres foram confirmadas pelo Hotel Emiliano, o proprietário do avião, nesta sexta-feira (20).

Como é feito o resgate dos corpos e recuperação da aeronave?
Um helicóptero da Aeronáutica e mergulhadores do Corpo de Bombeiros buscam os corpos de duas vítimas. A operação também deve realizar o içamento da aeronave nesta sexta. Não chove nesta manhã em Paraty, mas o tempo permanece nublado, o que pode dificultar as buscas.

Quais as circunstâncias da queda?
Ainda não está totalmente claro o que ocorreu. Chovia bastante no momento do acidente, segundo imagens de radar. O mau tempo é um fator que pode comprometer a aproximação do aeroporto de Paraty, em que as aterrissagens só podem acontecer em condição visual.

A engenheira Rachel Schneider, que estava num barco de turismo, disse que viu o avião bater com uma das asas na água. “Nesse momento que a gente viu o avião passando, ele estava fazendo uma curva e uma curva muito acentuada”, afirmou Rachel ao Bom Dia Rio (veja o vídeo abaixo). “Até falamos: nossa, está esquisito, esse avião está muito baixo. […] Não explodiu, só fez uma curva muito acentuada e a asa, foi a asa que bateu [no mar].”

Outra testemunha disse que não ouviu nenhum barulho na hora da queda. “Só senti um cheiro forte de gasolina. Logo que o avião caiu, já estavam fazendo o resgate, e uma pessoa que estava dentro do avião estava viva pedindo socorro. As pessoas tentaram socorrer, mas não deu tempo”, lamentou Rosália Ramos Lima, dona de uma pousada na Ilha Rasa, que fica perto do local do acidente.

Por G1

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×