Brasileiro é preguiçoso para praticar atividades físicas e Obesidade é fator de risco

Pesquisa mostra que nos países latino-americanos a conscientização da necessidade de fazer atividade física é baixa
Pesquisa mostra que nos países latino-americanos a conscientização da necessidade de fazer atividade física é baixa

Estudo feito em nove países americanos mostra que a prática de atividade física é hábito de poucos latino-americanos. Segundo o levantamento, enquanto no Canadá e nos Estados Unidos 68% da população se exercitam duas ou mais vezes por semana e apenas 14% não pratica nenhuma atividade, nos países da América Latina são 41% os que se exercitam e 31% não fazem nenhuma atividade.

O levantamento Percepção e Realidade – Um Estudo sobre a Obesidade nas Américas foi organizado pela WIN Américas, em nove países do continente americano – Argentina, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, México, Panamá e Peru – que representam 90% da população da região. No Brasil, a pesquisa foi feita pelo Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência.

Segundo a pesquisa,  as mulheres têm uma percepção mais crítica de sua saúde do que os homens: 67% delas se declaram saudáveis, percentual que sobe para 72% entre os homens. Eles, entretanto, têm mais dificuldades para enfrentar os problemas relacionados ao sobrepeso. Pelo menos 40% dos homens declaram estar acima do peso, porém, de acordo com seu Índice de Massa Corporal (IMC), 52% têm sobrepeso de fato. Entre as mulheres as percepções se invertem: 46% dizem estar com sobrepeso mas o cálculo do IMC mostra que, na realidade, 43% delas estão acima do peso.

Obesidade ainda é fator de risco entre os brasileiros
Obesidade ainda é fator de risco entre os brasileiros

Dados da pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, de 2013, indicam que 50,8% dos brasileiros estão acima do peso e 17,5% são obesos. Os percentuais são 19% e 48% superiores aos ocorridos em 2006, quando a proporção era 42,6% e 11,8%, respectivamente. A obesidade é considerada fator de risco para doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão e alguns tipos de cânceres.

Segundo o estudo, apesar de 75% dos cidadãos das Américas desejarem mudar a  alimentação, apenas 19% conseguem fazer essas alterações com sucesso. Os dados mostram que brasileiros são os mais dispostos: 89% mudariam seus hábitos alimentares. Os americanos e canadenses aparecem na sequência, com 77% e 76%, respectivamente. Os mexicanos se mostram muito resistentes, 50% não querem mudar sua maneira de se alimentar.

A pesquisa foi feita entre agosto e setembro de 2014, com 10.786 entrevistados de nove países do continente.

Por Agência Brasil

A maior parte das pessoas sedentárias que começam a praticar alguma atividade física, descobrem que a caminhada é uma das principais formas de começar a sair da sua zona de conforto e que trás saúde, alegria e bem estar.

A caminhada tem vários benefícios para o corpo humano, sendo que a partir dela você pode depois começar a fazer outros tipos de exercícios de maior impacto e força. Caminha ajuda também a perder peso e reduzir medidas sem qualquer dieta.

Vamos mostrar os principais benefícios da caminhada para a saúde das pessoas de todas as idades que desejam viver mais e melhor. Veja como a caminhada pode ser uma ótima opção pra sua saúde e comece a curtir esses benefícios agora!

Caminhada e seus beneficios:

Pulmão mais forte:

Sabe quando você é obrigado a andar rápido ou correr e tem que sentar pra não ter um troço? Então, se começar a praticar a caminhada, em pouco tempo essa sensação começa a desaparecer, principalmente se você aliar uma boa alimentação e outra atividade física, além de buscar o emagrecimento saudável .

Os pulmões para que não haja qualquer tipo de doença, precisam estar sempre com uma respiração mais forte e a caminhada deixa eles mais resistentes para encarar até um resfriado e sarar sem remédios.

Circulação mais eficiente:

Pessoas que possuem problemas de circulação, principalmente quem tem algum problema cardíaco ou problemas com varizes, não podem fazer exercícios físicos de impacto como corrida ou pegar peso, por isso a caminhada além de ser boa pra manter o peso em dia, ainda consegue manter a circulação fluindo perfeitamente nos vasos e artérias. Sem dúvida um santo remédio!

Sem depressão:

A caminhada e seus benefícios não são só para seu corpo mas sua mente também, deixando você com uma sensação de maior bem estar e paz. Se você tem problema com depressão, a caminhada pode te trazer essa sensação de melhora e você começar a melhor, além disso você pode encontrar pessoas no caminho e bater um papo, dando assim fim a tristeza e solidão.

Benefícios da caminhada para idosos:

Pessoas idosas ou qquem já passou dos 40, 50 anos, deve começar a se preocupar mais com as doenças da velhice e a osteoporose é uma delas. A caminhada ajuda a deixar os ossos mais fortes e resistentes, evitando assim quedas e fraturas, além de deixar os ossos menos propensos a desgastes.

Você mais desperto e disposto!

Sabe aquela sensação de sono ao acordar de manhã que se estende por todo dia? A caminhada acaba com isso e te deixa mais desperto e disposto. A sensação de sonolência pode ainda te pegar por uns dias logo que iniciar a atividade da caminhada, mas com o passar dos dias e meses, você perceberá que estará se sentindo melhor e com mais coragem para viver.

Caminhada e corrida:

Pessoas sedentárias que querem começar a correr, precisam primeiro fazer um bom check up no médico e ver se está tudo ok com a saúde , para aí sim começar a fazer um exercício físico . No caso de quem quer começar a correr, primeiro terá que aprender a caminhar para o corpo começar a tomar gosto, acostumar e só aí sim começar a correr. Faça tudo devagar e caminhe! Você verá que a caminhada pode ser relaxante e nem pensar em correr mais.

Caminhada emagrece?

Não precisa correr pra emagrecer! A caminhada tem um poder emagrecedor tal qual a corrida, mas lógico que você precisará andar mais se quiser emagrecer e as vezes apertar um pouquinho o passo pra isso, mas com certeza mantêm seu peso na medida.

FICA A DICA:

Se você esta fazendo uma dieta saiba que caminhar é sem duvida um otimo exercico Você pode queimar até 100kcal calorias caminhando apenas 1km e meio e para cada 3 kilometros que você andar, três vezes por semana, você está garantido para perder meio kg por mês.

Quantas calorias se queima caminhando?

Caminha queima em média 5 calorias por minuto ou 550 calorias em uma hora de caminhada leva ou seja passos não muito devagar mais sem corer.
Viu que dicas legais para você começar a caminhar por aí? Nunca é tarde pra cuidar da saúde, portanto comece a caminhar já!

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×