Copa da Juventude de Vela chega ao fim com pernambucanos indo ao pódio

Após quatro intensos dias de regatas, chegou ao fim a XXIV Copa da Juventude de Vela. A decisão da competição, considerada a maior da vela jovem do Brasil, foi realizada nesta sexta-feira (8). Aos campeões, além do título da Copa, ainda restou o carimbo no passaporte para o Mundial de Vela Jovem, que será disputado na China, em dezembro.

Competindo pela classe hobie cat 16, o pernambucano e velejador do Cabanga, Tiago Monteiro, encerrou as disputas ao lado da dupla Wesley Sousa/CE com a terceira melhor campanha. Os grandes campeões da classe foram Carlos Lopes e Lucas Gabor, do Yatch Club Bahia. O segundo lugar ficou com Matheus Magalhães e Luan Vitor, da Escola de Vela Ilha Bela/SP.

“Foi um campeonato muito bom. Eu já sabia que seria difícil, porque é um barco que estou velejando há pouco tempo, e meus adversários já estão há mais tempo. Estar na briga por posição com pouca experiência na classe foi muito positivo. Agora vou conversar com meu técnico e meus pais para decidir sobre o futuro”, analisou Tiago.

No 29er também tinha pernambucano competindo. O atleta do Cabanga, Vinicius Oliveira, se despediu da Copa da Juventude na terceira colocação. Ele velejou ao lado do baiano Bernardo Peixoto. Acima dos competidores estiveram Matheus Oliveira e Leo de Brito, no segundo lugar; e Breno Kneipp e Ian Paim, grandes campeões. No feminino, as velejadoras do Iate Clube de Santo Amaro, Helena Van Swaay e Nicole Schiavo, foram as vencedoras.

Pela classe Laser, uma das mais disputadas da competição, Christine Reimer, do Iate Clube de Santo Amaro, foi a grande campeã entre as meninas. No masculino, o gaúcho Tiago Quevedo, do Veleiros do Sul, não deu chance para os adversários e levou o troféu de campeão.

Mais duas classes compuseram a Copa da Juventude. Na 420, lugar mais alto do pódio para Olivia Belda e Marina Arndt no feminino e André Fiúza e Erik Hoffman, no masculino. Fechando a conta, desta vez na classe RS:X, Daniel Rocha Pereira venceu as disputas no masculino, enquanto Larissa Ricci faturou o primeiro lugar pelas mulheres.

Ao final oficial das disputas, o presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marco Aurélio Ribeiro, deixou suas impressões. “A Copa da Juventude superou nossas expectativas, embora Pernambuco já seja consagrado com grandes campeonatos. Mas tivemos uma organização impecável do Cabanga e contamos com a presença de velejadores do Brasil inteiro. Nossa ideia é fazer mais eventos no Nordeste, pois aqui é um lugar que possui uma evolução fantástica na vela. Saio muito satisfeito e garanto que traremos eventos ainda maiores para o Cabanga”, disse.

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×