‘Eu nunca vi isso na minha vida’, diz morador após chuva sete vezes maior do que o esperado para fevereiro em PE

“Eu nunca vi isso na minha vida”. Foi com essas palavras que um morador de Bezerros, no Agreste de Pernambuco, descreveu a chuva que foi registrada no município na tarde da terça-feira (20). A chuva durou pouco mais de uma hora e foi sete vezes maior do que esperado para fevereiro, segundo a Defesa Civil.

Os muros de uma casa e de um creche caíram, residências ficaram alagadas e móveis foram levados pela força da água. Cerca de 60 pessoas ficaram desalojadas. “Quando eu cheguei [em casa], não tinha mais jeito. [A água] invadiu tudo, acabou-se tudo”, disse o aposentado Francisco da Silva.

De acordo com a Defesa Civil de Bezerros, não houve desabrigados, mas 18 casas foram afetadas pelas chuvas e 17 famílias tiveram que ir para casa de parentes. A maioria das residências afetadas ficam próximas ao Canal do Salgado, que recebe toda a água que vem das partes mais altas da cidade.

A aposentada Maria do Carmo Monteiro estava em casa com a neta quando a água começou a subir. “Perdi muita coisa. Só Deus sabe [quando vou recuperar]”, afirmou.

Como em pouco mais de uma hora choveu 73 mm, o equivalente a sete vezes mais que o esperado para o mês, o canal transbordou. Na creche, algumas salas ficaram alagadas e as aulas foram suspensas.

A parte mais baixa do hospital do município, que fica às margens da BR-232, também foi invadida pela correnteza. A direção da unidade de saúde disse que a chuva não atingiu alas como o bloco cirúrgico e que o atendimento aos pacientes não foi prejudicado.

Por Magno Wendel, TV Asa Branca

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×