Prefeito faltou a reunião importante, para a cidade de Toritama

prefeitofaltouPopulação de Toritama encontra-se indignada, por não poder ver o seu Prefeito presente em reunião importante na cidade de Santa Cruz do Capibaribe, o mesmo dirigiu-se para a Capital Pernambucana. Segundo a assessoria o Prefeito não recebeu convite.

O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, lançou nesta sexta-feira (22), às 10h, na casa de recepções Cellebre, em Santa Cruz do Capibaribe, as ações do Plano Nacional de Cultura Exportadora – PNCE para a região do Agreste de Pernambuco.
Na ocasião, foi anunciada a primeira ação do PNCE para a região: o Projeto Extensão Industrial Exportadora – PEIEX, cujo objetivo é qualificar as empresas para a exportação.
O ministro pretende aumentar o número de empresas pernambucanas que operam no comércio exterior e promover o crescimento das exportações de produtos e serviços do Estado.

“No ano passado, 254 empresas pernambucanas exportaram. Porém, quando analisamos os últimos cinco anos, percebemos um universo de 558 empresas. Vamos trabalhar em consonância com os parceiros do programa para que essas empresas retomem a atividade exportadora”, disse o ministro, que acredita que o PNCE é uma ferramenta muito importante no fomento da cultura exportadora no Estado.

.Para o ministro Armando Monteiro, o país precisa encontrar caminhos para amortecer os impactos da atual retração econômica, e o canal óbvio é a exportação. “Precisamos contratar demanda externa. Temos uma oportunidade rara, com o realinhamento do câmbio, o produto brasileiro está mais barato. Estamos fazendo um esforço mobilizador para engajar toda a comunidade empresarial neste processo. É preciso exportar”, afirmou Monteiro.

Em seu discurso, André Fávero, diretor da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), parceira do MDIC no projeto, ressaltou a liderança do ministro no processo de internacionalização das empresas brasileiras e a estratégia da agência para promoção comercial da região do Agreste. “Vamos dar um banho de loja nas empresas e as deixaremos na cara do gol. Vamos convertê-los em exportadores”, disse.

Para Oscar Rache, vice-presidente da Federação das Indústrias de Pernambuco (FIEPE), o lançamento do PNCE é um momento histórico. “Esse momento de crise não é motivo para desânimo. Temos que ter esperança. Crise é oportunidade. E estamos diante de uma grande oportunidade. O mercado é enorme para ser conquistado, e temos potencial”.

A vice-reitora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Florisbela Campos, também parceira na iniciativa, acredita que “é importante trabalharmos para o desenvolvimento dessa região através das exportações”. Para o senador Douglas Cintra (PTB-PE), presente ao evento, o projeto vai garantir o maior desenvolvimento do polo de confecções da região. De acordo com o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira (PSDB), “o lançamento do PNCE em Santa Cruz demonstra o potencial do polo de confecções da cidade”.

Em Santa Cruz do Capibaribe, o PNCE conta com o apoio da Associação Empresarial de Santa Cruz do Capibaribe (ASCAP). De acordo com José Gomes Filho, presidente da entidade, o plano representa uma grande oportunidade para as empresas do Polo de Confecções de Pernambuco – o segundo maior produtor de vestuário do Brasil – ampliarem seus mercados de atuação.
prefeitofaltou
Por RT

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×