Prefeitura resolve problemas através de Aplicativo Android

vitoriaEm PE, população e prefeitura dialogam através de aplicativo

“Ouvidoria Cidadã” encaminha as queixas do povo à Câmara Municipal.
48% das reclamações feitas através do aplicativo já foram resolvidas.

Em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul pernambucana, um aplicativo de celular se transformou em um canal eficiente para o diálogo entre os cidadãos e o governo. Através do “Ouvidoria Cidadã”, aplicativo da Ouvidoria da Câmara Municipal, as pessoas podem fazer queixas e denúncias, que podem ser discutidas e encaminhadas para o poder público municipal. A novidade foi apresentada no Bom Dia Pernambuco desta quinta-feira (11).

O aplicativo pode ser baixado em smartphones e tablets a partir do site da Câmara Municipal de Vitória. Para quem não possui aparelhos compatíveis, o site da Câmara também disponibiliza um formulário para os registros. Ambos permitem o envio de fotos e textos, registrando também o local da denúncia através de GPS, facilitando a identificação do problema e da solução.

Além disso, há também o projeto da Ouvidoria Itinerante: um grupo de pesquisadores vão de casa em casa, para registrar as queixas. Tudo é enviado para os vereadores, que podem encaminhar as reivindicações e cobrar soluções dos responsáveis por cada setor.

Depois de feita a denúncia, o ouvidor vai informando todas as atividades que foram realizadas. “O cidadão vai recebendo o feedback no seu e-mail, e a partir disso ele vai tomando ciência do que está sendo realizado”, explica Joel Júnior, um dos desenvolvedores do aplicativo. Quem também participou da criação foi Marcelo Wanderley, que lembra que o aplicativo é fácil de usar. “Ele pode bater a foto do registro, escolher a sua categoria, se identificar e colocar a descrição”, apresenta.

A nova tecnologia está sendo bem aceita, já que simplifica a comunicação entre os cidadãos e a Câmara, um diálogo que era pouco acessível. “Nós temos conviccção de que isso é o que motiva não apenas o Poder Executivo mas o Poder Legislativo a ir buscar a solução”, aponta Edmo Neves, presidente da Câmara Municipal de Vitória.

Através desse diálogo, podem ficar claras as maiores reclamações da população: em um ano e meio de projeto, o levantamento dos registros já aponta que o problema que mais atinge a população da cidade é a falta d’água, o que soma 20% das reclamações. Logo em seguida, estão a falta de segurança, com 17% das queixas, e a falta de iluminação pública e saneamento básico, que são 12% dos relatos.

Uma das reclamações foi feita pelo técnico em informática Pedro Miranda, que baixou o aplicativo para o celular e denunciou a presença de lixo e esgoto em um terreno baldio. “Passei a conhecer o aplicativo e gostei. Pode não resolver, mas vai denunciar o problema”, diz o morador. Ao todo, a “Ouvidoria Cidadã” já registrou 365 denúncias – das quais 48% foram resolvidas.

Dentre as queixas, está a do professor Rafael Máximo, um dos primeiros a utilizar o aplicativo. No bairro onde ele mora, muitas vezes a água só chega na torneira duas vezes ao mês. “Cobro a regularização da distribuição de água”, ressalta Rafael. “A tecnologia vem para ser mais prática, ser mais rápida, tanto em detectar o problema quanto para nos dar o retorno”, pondera.

Por G1

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×