Sem remuneração, médicos não vão ao Hospital Jesus Nazareno em PE

reporSituado em Caruaru, o Hospital Maternidade Jesus Nazareno atende a pacientes de 52 municípios da região, mas está sem médicos plantonistas, segundo reportagem exibida pelo ABTV 2ª Edição. De acordo com o Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), eles estariam trabalhando aos sábados e domingos sem remuneração paga em dia, então, optaram por desistir destes horários.

A Secretaria de Saúde de Pernambuco teria determinado a redistribuição das escalas, para que o atendimento dos fins de semana não fosse afetado, porém, a equipe de jornalismo foi à unidade e a recepcionista confirmou que não havia profissionais. E, enquanto os repórteres estavam lá, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) trouxe uma grávida que se queixava de dores e não houve atendimento. “A gente está voltando porque não tem médico aqui. É uma incompetência”, reforçou Saionara da Conceição, irmã da gestante.

Secretária Municipal de Saúde, Aparecida Souza explicou que a Casa de Saúde Bom Jesus não tem condições de receber demandas do Hospital Jesus Nazareno, como se tentou fazer com algumas gestantes. “A capacidade da Casa só é suficiente para atender às mulheres de Caruaru. Nós já entramos em contato com a direção da IV Geres [Gerência Regional de Saúde], que nos confirmou que as mulheres de outros municípios não serão mais encaminhadas para cá”. Estas devem ser encaminhadas a outras unidades do estado.

Contudo, segundo Renato Menezes, diretor regional do Simepe, o encaminhamento pode trazer sérios riscos. “As unidades estão muito distantes daqui de Caruaru e não há tempo hábil para poder socorrer as gestantes. Elas certamente correm o risco de óbito e de complicações durante o parto e para as crianças também”, alertou.

medicoA IV Gerência Regional de Saúde assumiu temporariamente a direção do hospital e o gestor, Adjair de Lima, comunicou que na unidade há os médicos evolucionistas, responsáveis por acompanhar as pessoas já internadas, e confirmou que os plantonistas não foram ao trabalho. No entanto, garantiu que: um plantonista estará na unidade neste domingo (3), a escala está fechada até sexta-feira (8), o plantonista de sábado (9) foi confirmado também e o de domingo (10) é providenciado.

Sobre o atraso do pagamento dos plantões, Adjair de Lima relatou como está a situação. “O mês de maio foi pago nesta semana. A partir de segunda (4), pagaremos o mês de junho, e já começaremos a relação para pagar o mês de julho”.

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×