Trump não descarta anular livre comércio entre EUA, Canadá e México

O presidente dos EUA, Donald Trump, parece estar pronto para acabar com a zona de livre comércio entre os EUA, Canadá e México. “Não penso que cheguemos a um acordo, por isso penso que em algum momento teremos de anular o Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA)”, disse Trump durante o seu discurso perante partidários em Phoenix, estado do Arizona.

O NAFTA entrou em vigor em 1994. Os signatários do acordo são os EUA, o Canadá e o México. Há uma semana, os três países começaram a renegociação do tratado, por iniciativa de Trump.

O presidente dos EUA anunciou a necessidade de rever as condições do tratado, bem como a possibilidade de sair dele se as suas condições forem danosas para os Estados Unidos.

No comércio com o Canadá e o México as importações dos EUA superam as exportações. Assim, com um intercâmbio comercial com o México de 525 bilhões de dólares em 2016, o défice comercial dos EUA chegou a 63 bilhões de dólares.

Quanto ao Canadá, com um comércio de 545 bilhões de dólares, os EUA têm o défice comercial de 11 bilhões. Com informações do Sputnik Brasil.

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×