Turquia constrói ‘muro de segurança’ na fronteira com o Irã

A Turquia começou a construir um “muro de segurança” em setores ao longo da fronteira com o Irã, informaram oficiais regionais nesta terça-feira (8). O movimento é tido como uma forma de barrar separatistas curdos.

No site governamental da província turca de Agri, imagens de grandes blocos de concreto foram publicadas. Tais itens estavam sendo movidos de lugar, indicando a obra na região fronteiriça.

No total, a barreira terá 144 quilômetros, de acordo com o projeto anunciado por autoridades turcas em maio deste ano, impedindo a movimentação de militantes do Partido dos Trabalhadores Curdos (PPK).

O muro deverá ocupar quase um terço da fronteira com o Irã – que possui uma extensão total de 500 quilômetros.

De acordo com o governo turco, o PPK é uma insurgência terrorista identificada no país desde os anos 1980. Países ocidentais aliados também classificam o partido desta maneira.

Anteriormente, a Turquia já havia construído um muro semelhante há dois anos, mas na sua fronteira com a Síria. O objetivo era impedir o trânsito de terroristas do Daesh e dificultar ainda o fluxo migratório ilegal. Até o momento já foram erguidos 690 quilômetros dos 828 quilômetros planejados. Com informações do Sputnik Brasil.

 

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×