Vereadores de Caruaru contra inclusão da teoria gênero

caruaruDe nada adiantou o amplo debate que a Prefeitura de Caruaru fez com as universidades, movimentos sociais, ONGs e moradores da cidade sobre a inclusão da questão de gênero no Plano Municipal de Educação. Por maioria absoluta (19 votos a 1), a Câmara municipal da cidade derubou o veto do prefeito José Queiroz (PDT) referente à emenda dos vereadores que retirava do Plano apresentado pelo Executivo a inclusão da teoria de gênero.

Na versão original do Plano Municipal de Educação, a prefeitura propunha a criação de mecanismos de promoção da igualdade de gênero e orientação sexual nas turmas do ensino fundamental (alunos de 6 a 14 anos). Apesar de o prefeito ter a maioria na Câmara, dos 23 vereadores, apenas 5 são oposição. O Poder Executivo teve o veto do prefeito derrubado.

Segundo o secretário municipal de governo, Rui Lira, o Executivo não fechou questão e os vereadores ficaram liberados para votar. “A prefeitura entendeu que os movimentos sociais e as universidades estavam levantando um espaço para nova discussão dessa questão, mas os vereadores, pressionados por motivos religiosos, rejeitaram a proposta. Ano que vem vamos reabrir a discusão para a coletividade”, prometeu.

Para o presidente da Casa, vereador Leonardo Chaves (PSD), não foi surpresa. “Já era esperado por nós, pois a emenda apresentada pelos vereadores foi uma emenda que obteve 20 votos”, disse. De acordo com ele, os vereadores acreditavam que o Executivo não vetasse a emenda, já que a proposta de inclusão de gênero já havia sido rejeitada pela maioria dos parlamentares.

Mesmo sendo líder da base do governo, o vereador Jaelcio Tenório (PRB) festejou a derrubada do veto. “Entendemos que essa Casa tem uma posição de respeito com a família e com a sociedade”, alegou.

Por DP

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×