Falta de iluminação não é resolvida em trecho urbano da BR-104 em Caruaru

eeeeeeeeA falta de iluminação no trecho urbano da BR-104 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, não foi resolvida dentro do novo prazo dado pelo governo do Estado. De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura, João Bosco, o funcionamento das instalações seria viabizado até o fim do mês de novembro. Para isso, no entanto, seria necessário que um documento que estava no Departamento de Estradas de Rodagem (DER) retornasse para a sede da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a fim de que as obras fossem iniciadas. Os papeis foram enviados na quinta-feira (27) e algumas ações foram viabilizadas, segundo George Pereira, gestor de Expansão e Novas Ligações da Celpe.

“Nesse final de semana, dos 14 pontos de iluminação que foram construídos pelo DER, a Celpe já providenciou a disponibilidade de energia em cinco. Até esta terça-feira (2) vamos totalizar nove pontos. Os cinco restantes, até o dia 23 [de dezembro] estaremos concluindo. Depois de fazermos a interligação com a rede da Celpe, será necessário que a construtora contratada pelo DER, que está executando as obras de iluminação, faça a instalação dos transformadores e o acionamento da IP”, explicou Pereira.

Entenda o caso
A situação é acompanhada pela equipe do telejornal desde o mês de junho deste ano. E, apesar dos postes continuarem ligados à rede elétrica e a fiação está presa aos postes desde agosto, a falta de iluminação permanece no trecho urbano da BR-104 em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. Na época, a assessoria de imprensa da Celpe informou que seria necessária uma solicitação de fornecimento de energia por parte da prefeitura, para que a Companhia iniciasse a contratação da obra.

captura_de_tela_2014-11-28_as_16.57.35Já em outubro, a Celpe afirmou, também por meio da assessoria, não ter recebido a formalização do pedido. Mas, de acordo com George Pereira, gestor de Expansão e Novas Ligações da Celpe, o documento já foi recebido e medidas foram tomadas. “De fato, a prefeitura já entregou a documentação que compete a ela, que é referente ao pedido de expansão e ligação. A Celpe, desde setembro, enviou ao DER os contratos das obras necessárias para fazer essa conexão da rede de iluminação pública construída pelo departamento com a rede elétrica da Celpe”, explicou.

A situação não foi resolvida e, um novo prazo foi dado. Desta vez por João Bosco, secretário estadual de Infraestrutura. Ele informou que o transtorno estava próximo de ser resolvido. “Vamos dar entrada no protocolo de pedido de ligação junto com a Celpe e, logo em seguida, falar com o presidente da Celpe para que dê prioridade, porque eu assumi o compromisso com o governador João Lyra de entregar essa iluminação funcionando até o final deste mês e vamos conseguir isso, sem dúvida alguma, e a ligação é muito simples: um trabalho de dois ou três dias, não mais que isso”, enfatizou.

Por G1

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×