Médica cubana pediu demissão e viajou para os EUA, diz associação

ramona_medica_cubanaA Associação Médica Brasileira (AMB) publicou comunicado nesta terça-feira (1º) informando que, no último domingo, a médica cubana Ramona Rodriguez pediu demissão e embarcou para os Estados Unidos.

Em fevereiro, a entidade ofereceu um emprego à médica, que abandonou seu posto no Mais Médicos em Pacajá, interior do Pará, para exercer funções administrativas de assessoria às diretorias da instituição e à presidência da entidade em Brasília. A assessoria da AMB disse que ela efetivamente prestou serviços, como traduções, durante o período em que esteve empregada ali. 

A AMB informou que Ramona havia pedido asilo nos EUA e no Brasil, e que a solicitação aos americanos foi autorizada antes. Por isso, ela viajou para Miami, onde chegou nesta segunda-feira.

“Respeitamos a decisão pessoal da Dra. Ramona. Enquanto ela esteve conosco, procuramos mostrar que os médicos brasileiros nada têm contra os médicos estrangeiros. Nosso posicionamento em relação ao Programa Mais Médicos está relacionado com a forma que médicos cubanos são contratados e vivem no país, com uma situação de trabalho que é análoga à escravidão”, disse em nota Florentino Cardoso, presidente da AMB.

Por G1

Veja datas e horários dos jogos do Brasil na Copa do Mundo

Ministério detalha setores mais afetados em caso de taxação pelos EUA

Novo Desenrola permitirá uso do FGTS para renegociação de dívidas