Ocupação irregular de calçadas atrapalha pedestres em Toritama

carroscalcadaOs pedestres que se deslocam pelas calçadas de Toritama enfrentam desafios diários. É preciso ir para o meio da rua para poder andar na cidade, a Prefeitura não notificou nenhum veículo por esta irregularidade. Uma falta de responsabilidade por parte do poder público, deixar veículos parados atravessados nas calçadas impedindo descaradamente a passagem dos pedestres.

Para quem caminha pelas calçadas, há mais do que uma pedra no meio do caminho. Há veículos de motoristas mau educados que se acham donos da calçada e estacionam sem cerimônia além das obras que irregularmente são executadas sem nenhuma licença, construídas em desnivelamento com a calçada vizinha, e por vezes com muros para limitar a calçada ou o acesso as calçadas por considerar erroneamente que a mesma é particular. Os passeios são desnivelados, cheios de obstáculos ou, simplesmente, não existem.

Os pedestres reclamam da situação. “Os motoristas fazem a calçada de estacionamento”. A solução seria nivelar todas as calçadas “para que os pedestres, principalmente os mais idosos, possam se locomover”. A situação piora ao longo dos anos, se não houver nenhum trabalho de fiscalização por parte da Prefeitura o caos será a prioridade do poder público. É preciso mudar o quadro de irresponsabilidade.

carroscalcadaDe fato, os veículos são os que mais atrapalham os pedestres que trafegam pela via. É comum ver pessoas se arriscando entre os carros, já que as calçadas estão tomadas por veículos atravessados. Segundo o código de Trânsito, Estacionar em calçada, canteiro, gramado ou jardim a multa é de R$ 127,69 com remoção do veículo, fica uma pergunta porque a Prefeitura não toma nenhuma ação por parte do seu Departamento de Trânsito na cidade deixando a irregularidade acontecer a todo momento.

A principal causa da obstrução das calçadas é o fato de a via ser, muitas das vezes , comercial. “Os comerciantes privatizam a frente de suas lojas, como se fossem donos da via colocando cones, impedindo que outrem estacione ou simplesmente nao se adequaram às regras de uso e ocupação do solo, estacionam seus carros atravessados sob a calçada. A maioria (dos estabelecimentos) está irregular, porque utiliza calçada (como estacionamento)”, e a atividade não é corrigida pelo orgão de Trânsito da cidade por meio de notificações ou fiscalização.

A polícia passa ao largo e não intima aos motoristas mau educados a se adequarem as regras de trânsito, é como se nada tivesse acontecendo.

A Prefeitura Municipal junto ao orgão de Trânsito e o poder policial necessita tomar medidas para educar os motoristas mau educados que insistem em prejudicar a mobilidade urbana.

Por Rádio Toritama

Prefeitura de Toritama divulga programação oficial do FJT 2024

Governo propõe salário mínimo de R$ 1.502 em 2025

Mais 75 mil famílias de Pernambuco podem receber gratuitamente nova parabólica digital

×